Cuidado!
O início da leitura do livro bíblico de Ester aponta para comportamentos que devem ser exemplos de como não agir na vida. Por exemplo, não devemos, jamais, nos exceder no consumo de vinho, pois perdemos o bom senso e ficamos à mercê dos outros, além de, é claro, tomar péssimas decisões precipitadas que nunca tomaríamos em nosso estado normal de consciência.Um segundo ponto é: se rodeie de pessoas sábias. Não necessariamente elas serão letradas ou pHDs, mas poderão ser conselheiras honestas e que prezem por sua sobriedade na vida.
O rei Assuero se mostra, no início do texto bíblico, alguém pouco sábio, principalmente pelas escolhas de seus conselheiros. Ele se torna uma piada por seguir um dos conselhos mais anedóticos que já existiu, e, como conclusão disso, destrói seu casamento, além de ter uma ressaca dupla vexatória, moral e alcoólica.
Portanto, a suma é: cuidado com as pessoas que você escolheu para pedir conselhos, cuidado com os excessos, principalmente na presença de outros; e, se lhe são subordinados, mais cautela ainda. Lembre-se de que nem sempre quem está nos aconselhando deseja que nos saiamos bem das situações; às vezes, o objetivo é só o de “puxar o tapete”. Logo, prudência e sabedoria serão cruciais na vida de qualquer mortal, inclusive de reis.
Comentários
Postar um comentário