Pular para o conteúdo principal

Paciência? Até quando?

 Diariamente precisamos exercitar a paciência, mesmo que inicialmente não façamos relação entre a palavra e a prática. É assim, por exemplo, com os bebês, eles precisam aprender a esperar o peito da mãe para serem alimentados quando têm fome. Como não sabem falar, pedir, implorar, no desespero choram até serem atendidos e terem sua fome saciada. E porque não dizer que é assim a vida toda?

Da gestação até a vida adulta, a nossa brevidade vai seguindo, crianças aprendem, se tiverem pais que as amam ou não, que é preciso esperar; adolescentes, do mesmo modo e a vida adulta, nem preciso dizer que ela é a que mais exige essa disciplina da alma para todos nós.

Paciência, palavra originária do Latim, sinônimo de resistência aos dias que consideramos difíceis; capacidade de suportar a dor mais forte, sabendo que um dia ela não doerá com a mesma intensidade. Paciência. 

Após saber da força existente na palavra, por seus sinônimos e significados, nos perguntamos sempre que precisamos exercitá-la: - Até quando precisamos desenvolvê-la como humanos? Realmente, meu amigo, não saberia responder-lhe com exatidão. Realmente, para ser mais sincero, não sei. Sei porém, e isso afirmo com muita convicção,  que até que estejamos acabados, plenos da certeza de que as circunstâncias e intempéries do caos dos outros não nos afetam com tanta força, sabedores de que a noite dura o tempo necessário para que Sol apareça e sejamos renovados. 

Portanto, não sei se essa é a sua noção, mas a minha é de que, na medida em que estamos passando por um teste da disciplina chamada paciência, mais parece uma eternidade de tempo, contudo quando somente a memória é exercitada em relação a ela, as coisas mudam, o tempo nem parece ser isso tudo. Meu conselho, caro amigo, esteja sempre bem disposto a exercitá-la, não desespere, tenha esperança, já que ela nos ajuda a perseverar e confiar que o processo de aprendizagem de tal necessidade vital para uma vida tranquila sempre se conclui, ao menos até uma próxima necessidade de uso. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prosperidade que vem com a submissão

 Nos escritos bíblicos, os textos do livro do profeta Daniel nos chamam a atenção pela fidelidade de seus personagens a Deus. Neles, não há nenhuma exigência para com Deus sobre o que merecem receber no exílio, sobre triunfar no meio dos gentios, sobre obter riqueza, no entanto, há algo muito maior. Há contrição, submissão à vontade de Deus e entrega total, sem reservas. Por serem obedientes, os homens do livro estão dispostos a não se dobrar perante deuses estranhos, mesmo que isso lhes custe a própria vida.  Diferentemente do que ocorre em nossos dias, em que a arrogância dos homens exige que Deus faça isso ou aquilo, e que é preciso de plateia para verem a vitória que tem sabor de melaço e etc., os fieis da bíblia se submetem à vontade de Deus, seja ela para livramento ou para estarem para sempre guardados nEle. Ademais, o pouco conhecimento sobre o Deus poderoso das Escrituras forja cristãos superficiais e que reduzem a divindade a um deus feito por mãos, ou imaginação, hu...

O Rio Capibaribe e suas possibilidades interrompidas

O rio Capibaribe possui 240 quilômetros de extensão e sua bacia possui aproximadamente 5.880 quilômetros quadrados. Ao todo, tem cerca de 74 afluentes e banha 42 cidades pernambucanas, entre elas Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, São Lourenço da Mata, Limoeiro e Recife. Por perpassar regiões urbanas o rio Capibaribe, no Recife, recebe muita carga de resíduos de uma população estimada em 430 mil habitantes que estão em seu entorno.   Imagem 1: Rio Capibaribe, vista do bairro do Recife (Foto: Geise Araújo) O crescimento urbano desordenado foi responsável por uma deterioração dos recursos ambientais que circundavam o rio, comprometendo a qualidade de vida das populações ribeirinhas. As águas que deram o título de Veneza Brasileira à capital pernambucana, atualmente, se parecem bem mais com qualquer canal de esgoto existente no país. Poluição Apesar do potencial hídrico, o rio Capibaribe sofre com a poluição. Um passeio rápido às margens do rio pela ca...
A tua essência      Ai as tuas rugas... São encanto para mim que vivi tão pouco, não sabem eles que elas merecem respeito.  Já és mais parte da história da humanidade do que qualquer jovenzinho saído das fraldas... Quantas vezes chorastes? Amargos momentos, felizes também...    É por tua velhice e experiência que te tornas tu, que aprendestes a aconselhar, que conseguistes ficar E SER forte, não como as pedras, longe de mim comparar-te a elas, és tão bela pessoa, e as pedras não tem sentimento como tu.    Fostes filha, filho, mãe, pai, avô, avó, profissional... És afinal tanto. Passastes por fases construtivas do ser e agora que te formastes indivíduo maduro tens muito mais a dar para esta sociedade que muitas vezes te excluí dos processos de construção. Porém não te aflijas, pois parte integrante desse processo humano é decepcionar-se ao menos uma vez na vida, pois em tudo o que é humano há vazio, em tudo que é humano há defeitos...