Pular para o conteúdo principal

China Contemporânea

     A história chinesa perpassa o imaginário brasileiro de várias maneiras. Uma delas a de um país onde todas as pessoas são idênticas, têm olhos puxados, cabelos escuros e pele clarinha. Assim como, a de um país super populoso, como se várias São Paulos tivessem sido reunidas num mesmo espaço e até mesmo a ideia de exportadora dos  produtos de R$1,99.

Contudo, essa última lógica, no que diz respeito à economia, está ultrapassada. Atualmente, o PIB chinês alavanca a cada ano, e certamente o asiático será um dos poucos países que se manterá em crescimento durante e após a epidemia da Covid-19.


Um pouco de História da China:

A China até meados de 1978 era praticamente agrária, no entanto após a sua abertura à Industrialização o cenário é de prosperidade em escala exponencial, com crescimento do PIB na faixa dos 10% a cada ano. Em comparação com os EUA, por exemplo, no mesmo intervalo de 2000 a 2017 a diferença nesse crescimento foi arrasadora, enquanto a China cresceu 9,3% os EUA cresceram apenas 2%.

Economia

O país tem se tornado grande no cenário internacional e possui um vasto capital em empresas de tecnologia, como a Tencent, Alibaba Group e a Xiaomi, entre tantas outras. O "vale do silício" chinês fica localizado no bairro Zhongguacun, situado em Pequim. 

Educação

Todo o desenvolvimento e a continuidade no crescimento chinês se deve, em parte considerável, à aplicação de um percentual significativo do PIB para a educação e formação de profissionais na área das engenharias. Por 20 anos a China investiu 20% do total do seu PIB em educação, o que tem lhe proporcionado melhorias nos aspectos de competitividade no cenário internacional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rio Capibaribe e suas possibilidades interrompidas

O rio Capibaribe possui 240 quilômetros de extensão e sua bacia possui aproximadamente 5.880 quilômetros quadrados. Ao todo, tem cerca de 74 afluentes e banha 42 cidades pernambucanas, entre elas Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, São Lourenço da Mata, Limoeiro e Recife. Por perpassar regiões urbanas o rio Capibaribe, no Recife, recebe muita carga de resíduos de uma população estimada em 430 mil habitantes que estão em seu entorno.   Imagem 1: Rio Capibaribe, vista do bairro do Recife (Foto: Geise Araújo) O crescimento urbano desordenado foi responsável por uma deterioração dos recursos ambientais que circundavam o rio, comprometendo a qualidade de vida das populações ribeirinhas. As águas que deram o título de Veneza Brasileira à capital pernambucana, atualmente, se parecem bem mais com qualquer canal de esgoto existente no país. Poluição Apesar do potencial hídrico, o rio Capibaribe sofre com a poluição. Um passeio rápido às margens do rio pela ca...