Pular para o conteúdo principal

A decadência do Jornalismo ou seria da sociedade?

O tapa na cara do Greenwald envergonha e estapeia de forma direta o menino jornalismo. Sem falsos moralismos, a atitude do ''jornalista'' Augusto Nunes é a prova de que a sociedade brasileira degringolou em nível aceleradíssimo e está por um triz da falência. A contar dos líderes que insistem em ser grosseiros com quem pergunta o que quer que seja, que nada mais é que um retrato de boa parte da população: ' EU não debato, eu bato, não sei bater um papo, mas resolvo no supapo' (Grabiel - o PENSADOR).

A falta de musculatura moral é notória. Não se aceita a crítica, muito menos as provocações necessárias ao pensamento.  A pele social é flácida. Criticam muito o comportamento da geração y, geração dos inseguros, dos nem nem, quando na verdade um vasto número de velhos mimados está aí achando-se donos da razão, corretos em tudo e irrepreensíveis.

Sinceramente, não entendo quando alguém está nitidamente errado e não admite. Faz um tempo, observo um certo ''beato'' de uma igreja que frequentei, ele dá a si mesmo os maiores louvores, contraria o cristianismo com toda sua arrogância e farisaísmo e é louvado por praticamente toda a liderança. A juventude, mais madura, sempre percebeu a hipocrisia na vida daquele ser de ''reputação ilibada''. Mais parece que o apontador mor dos irmãozinhos mais símplices é louvado para que cause menos problemas e dissensões do que já causa. É como se todos estivessem enganando o bobo para mantê-lo em seu canto quieto, sem que gere mais problemas.

Voltando ao caso do senhorzinho, o Nunes, ele expõe o que há de mais degradante em nossa sociedade tupiniquim. Ele fala dessa hipocrisia humana que aplaude a violência contra minorias, que briga contra igualdades constitucionais e arbitrariedade dos patrões contra os empregados.  Os que são como o Nunes, certamente, cospem os que são diferentes, detestam imigrantes, têm comentários que revelam o quanto de seu caráter covarde e fascista estão a mostra, mas não admitem que alguém lhes avise que existe cura.

Sinto que  todas as vezes que algo do tipo ocorre, morre uma estrelinha de esperança de melhorarmos como seres humanos em sociedade civilizada. Não se trata apenas de decadência da profissão. É decadência social, humana, moral. Estamos regredindo. O mundo está de ponta-cabeça e ninguém grita contra e quando grita pode ser atingido pela ira dantesca de um tapa na cara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rio Capibaribe e suas possibilidades interrompidas

O rio Capibaribe possui 240 quilômetros de extensão e sua bacia possui aproximadamente 5.880 quilômetros quadrados. Ao todo, tem cerca de 74 afluentes e banha 42 cidades pernambucanas, entre elas Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, São Lourenço da Mata, Limoeiro e Recife. Por perpassar regiões urbanas o rio Capibaribe, no Recife, recebe muita carga de resíduos de uma população estimada em 430 mil habitantes que estão em seu entorno.   Imagem 1: Rio Capibaribe, vista do bairro do Recife (Foto: Geise Araújo) O crescimento urbano desordenado foi responsável por uma deterioração dos recursos ambientais que circundavam o rio, comprometendo a qualidade de vida das populações ribeirinhas. As águas que deram o título de Veneza Brasileira à capital pernambucana, atualmente, se parecem bem mais com qualquer canal de esgoto existente no país. Poluição Apesar do potencial hídrico, o rio Capibaribe sofre com a poluição. Um passeio rápido às margens do rio pela ca...